João Azevedo Fotografia

Sobre mim

João Azevedo

Fotógrafo profissional de retrato em Coimbra. Especialista em capturar expressões genuínas que transmitem confiança.

João Azevedo - Fotógrafo de Retrato Profissional em Coimbra

A minha história

A fotografia apareceu na minha vida em 2000, quando comprei a minha primeira máquina — uma Sony P-100, digital. Comprada para fazer fotografias com amigos e guardar recordações. O meu jeito para a fotografia era zero. Mas comecei a ter interesse nas paisagens, nas flores, nos bichinhos. E fui aprendendo, cada vez com mais vontade.

Em 2007 surgiu o interesse em fotografar pessoas num ambiente de estúdio. Pensei em ir estudar fotografia, mas também havia a hipótese de comprar material e aprender por mim. Gosto muito de aprender com a prática, e foi o que escolhi.

Em Abril de 2017 decidi dedicar-me à arte dos retratos profissionais. Percebi que isto requeria outro tipo de aprendizagem e juntei-me à Headshot Crew, a comunidade de fotógrafos de headshots criada pelo Peter Hurley. Antigamente, fotografava quase calado. Agora, quase não me calo.

Hoje, o que mais me motiva é ver a reação das pessoas quando se veem nas fotos e percebem que, afinal, são fotogénicas.

“Não fotografo profissões, fotografo pessoas.”

— João Azevedo

Perguntas & Respostas

Conheça-me melhor

O que é que eu fazia antes de ser fotógrafo?

Antes de ser fotógrafo era informático. Fiquei apaixonado por essa área desde que tirei o meu primeiro curso: MS-DOS. Devia ter uns 15 ou 16 anos. Experimentei de tudo um pouco. Estive numa loja onde montava e arranjava computadores. Fui programador. Estive na área de redes e servidores de e-mail. Fiz vários cursos de informática menos o principal, o do ISEC, que ficou pelo caminho.

Quando apareceu a fotografia na minha vida?

Foi em 2000, após comprar a minha primeira máquina. Uma Sony P-100, digital. Comprada para fazer fotografias com os meus amigos e guardar recordações. O meu jeito para a fotografia era zero. Mas comecei a ter interesse nas paisagens. Nas fotografias das flores e dos bichinhos. E fui aprendendo. Cada vez com mais vontade, até chegar a 2007 e surgir o interesse em fotografar pessoas num ambiente de estúdio.

Que formação tenho em fotografia?

Nada. Em 2007 surgiu a ideia de ir estudar fotografia. Mas também havia a hipótese de comprar material e aprender por mim. Nunca vou saber como seria o outro caminho, mas gosto muito de aprender por mim, com a prática, e foi o que escolhi.

Quando é que comecei a fazer headshots?

Em Abril de 2017 foi quando decidi aprender a arte dos retratos profissionais. No ano anterior tive pedidos de fotografias profissionais para consultores imobiliários e penso que foi isso que me levou a querer aprender a tirar o melhor de cada um. Antigamente, fotografava quase calado. Agora, quase não me calo. Aqui não aprendi sozinho, porque percebi que isto requeria outro tipo de aprendizagem. Foi aí que me juntei à Headshot Crew, a comunidade de fotógrafos de headshots criada pelo Peter Hurley, o especialista nestes trabalhos.

Fazer headshots não é aborrecido por ser sempre igual?

Aparentemente, o resultado é sempre parecido e o processo também. Mas… Existem duas pessoas iguais? Não. Existem duas pessoas que reagem da mesma forma ao que digo? Não. Os humanos são todos diferentes. Cada um precisa de um tempo diferente até aprenderem as expressões certas. É a principal razão de não fotografar com o tempo contado.

Faço casamentos e baptizados?

Não. Nunca foi um objectivo fazer esse tipo de fotografia. O que gosto mesmo é de fotografar em estúdio, num ambiente controlado.

O que gosto de fazer para além da fotografia?

Gosto de caminhadas, principalmente na natureza. Gosto de fazer websites e apps com a IA. Gosto de aprender russo. Gosto de ler. Ler, ler, ler.

TEDx Talk

Primeiras Revelações

Num mundo tão visual como o nosso, a maneira como nos apresentamos influencia a maneira como somos vistos pelos outros.

Nesta TEDx Talk, mostro como uma lente e a confiança do modelo podem influenciar as perceções, e porque é que a sua imagem profissional merece atenção.

TEDx

Coimbra

2019

Evento

Vamos trabalhar juntos?

Se procura um retrato profissional com a sua melhor expressão, entre em contacto.