Por que é que todos os Agentes Imobiliários precisam de um Retrato Profissional?

Pode a sua imagem fazer com que um estranho o contrate?

A compreensão de como as primeiras impressões são formadas é um tópico de grande interesse teórico e prático que passou a receber maior importância devido ao uso generalizado de imagens de rostos nas redes sociais. Demoramos apenas alguns segundos a julgar alguém pela sua aparência. As primeiras impressões de características sociais, como confiança, simpatia e competência, são percebidas nos rostos e, apesar de sua validade questionável, podem ter consideráveis consequências no mundo real. 

Como agente imobiliário uma boa imagem é essencial para o seu sucesso. O retrato profissional é uma valiosa ferramenta de marketing pessoal. Irá aparecer nos seus cartões de contacto, no seu website, outdoors, flyers, etc. É a primeira impressão que vai causar nos potenciais clientes. É a melhor maneira de construir a sua credibilidade no mercado. A melhor forma de passar a sua mensagem, de transmitir confiança. Hoje em dia 80% dos compradores de imóveis começam as suas pesquisas na internet, portanto, a presença online de um agente imobiliário é crucial sendo que o seu retrato desempenha o papel mais importante.

Ter um bom retrato profissional mostra que  investiu o seu tempo, energia, e dinheiro, para se apresentar bem. A imagem que os clientes verão sua, representa a maneira como gere os seus negócios. Representa também o profissionalismo da empresa onde está inserido. Os clientes vão sentir-se mais confortáveis ao confiar em agentes imobiliários com fotografias profissionais. 

Imagine um potencial cliente a percorrer  uma lista de agentes imobiliários no website de uma empresa imobiliária, tentando escolher quem gostaria de representar o seu imóvel. Quem acha que eles vão escolher? O agente com o retrato mal iluminado, com uma expressão inadequada, com um fundo distractivo, com a foto tirada com o telemóvel? Ou o agente com um retrato tirado por um profissional, bem iluminado, com ar confiante, acessível e simpático? A resposta parece-me bastante óbvia.

Como é que passa confiança, competência e simpatia através da fotografia? Se parecer desconfortável, poderá perder a oportunidade de ser contactado. As mais pequenas mudanças nas expressões faciais podem alterar a emoção de uma imagem. Será um dos papéis do fotógrafo profissional, procurar sempre a melhor expressão possível no sujeito fotografado.  Existem algumas tendências óbvias: por exemplo, o rosto com um sorriso largo é muitas vezes visto como mais amigável e confiável. Na dúvida, sorria! E não se esqueça, a verdadeira felicidade não acontece na zona da boca, mas sim ao redor dos olhos. Evite sorrisos falsos, que o façam parecer desonesto ou desconfortável.

Aposte na sua imagem e no seu marketing pessoal, e evite parecer-se com um destes agentes imobiliários: The Best of the Worst: Real Estate Headhots.

Agende já a sua sessão fotográfica!

Relacionado: Retrato Profissional – Coimbra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *