Fotografia de perfil, retrato profissional, foto de rosto, headshot. São várias as designações para a sua imagem num ambiente mais profissional. Mas neste caso a designação pouco importa, apenas o resultado.
O LinkedIn é uma rede social de negócios, usada por profissionais de todas as áreas. Como tal, convém que as fotografias usadas nos perfis sejam também elas profissionais, e adequadas. A primeira impressão que vai causar no LinkedIn será sempre através da fotografia que escolheu para o representar. E, às vezes, somos mesmo julgados pelas fotos que apresentamos. Qual é a imagem que quer passar? Se é a de um profissional competente, terá de ter alguns cuidados. Não se esqueça, a sua imagem é o seu cartão de visita, e a sua marca pessoal.
“Tem apenas uma oportunidade de causar uma primeira boa impressão” – cliché, claro, mas ainda assim não deixa de ser verdade.
Na hora de escolher a foto evite cometer estes erros:
- Fotos de corpo inteiro
- Fotos de férias
- Fotos muito pequenas, em que não se perceba quem lá está
- Fotos de óculos escuros
- Fotos de rosto muito próximas
- Fotos de um cartão de identificação
- Fotos com demasiada maquilhagem
- Fotos de casal ou em família
- Fotos em que está a olhar para o lado
- Fotos com animais
- Fotos com poses estranhas
- Fotos a preto e branco
- Fotos antigas
- Fotos com fundos que sejam distractivos
- Fotos com filtros
- Fotos com logotipos/desenhos
- Selfies
Escolha uma foto de rosto. Como as fotos de perfil aparecem em miniaturas no LinkedIn, a sua foto deve ser apenas da cabeça, pescoço e do alto dos ombros.
Evite usar um vestido sem alças, top ou qualquer outra coisa muito reveladora que faça parecer um nu. A palavra chave aqui é “profissional”. Vestir-se profissionalmente também significa evitar o uso de muita maquilhagem ou jóias e penteados distractivos. Deverá ainda evitar roupas com padrões muito fortes, o foco tem de estar em si, e não na roupa/maquilhagem/acessórios.
Relacionado: Antes e depois – Maquilhagem numa “headshot” |
Deverá manter contacto visual com a câmera, e ter uma expressão que transmita confiança, simpatia e acessibilidade.
Se precisar de um serviço profissional, procure alguém que faça parte da Headshot Crew e, de preferência, seja Associado (significa que tem um portefólio revisto e aprovado por Peter Hurley, criador do site Headshot Crew, e número um mundial em retrato profissional). Terá à sua disposição um profissional preparado para conseguir a sua melhor expressão e o ângulo que mais o favorece. Mais que uma sessão fotográfica, será uma experiência fantástica que não irá esquecer. Expressões como “não sou fotogénico/a”, “nunca fico bem nas fotos”, “as câmeras não gostam de mim”, não vão mais fazer sentido. Ganhará confiança, e ficará preparado para enfrentar as máquinas fotográficas para sempre.
Não subestime o poder que um retrato profissional, bem feito, tem.
Tornei-me Associado Headshot Crew em Agosto de 2017, pode consultar o meu portefólio e outro tipo de informações aqui: Headshots – Retrato Profissional