Retrato headshot, de Celso Viana (Models Factory), por João Azevedo, fotógrafo em Coimbra

Porque é que precisa de uma boa foto de rosto?

posted in Headshots

Porque é que precisa de uma boa foto de rosto?

“Tem apenas uma chance de causar uma boa primeira impressão”.

Parece ser um cliché, mas não deixa de ser verdade.

Veja com atenção a sua fotografia de perfil. Quem vê? Reconhece a pessoa nessa imagem? Parece ser alguém capaz de deixar outras pessoas à vontade? Alguém de quem se pode depender para obter resultados profissionais? Faria negócios com ela? Se a resposta a alguma dessas perguntas é “não” ou mesmo “talvez”, é hora de fazer uma mudança.

O seu patrão, potenciais empregadores, escolas, clientes, e uma série de outras pessoas, vêm essa imagem, e essa é a primeira (e muitas vezes a única) impressão que eles têm sobre si. O facto de vivermos num mundo cada vez mais digital, significa que as pessoas tentam descobrir o máximo possível antes de conhecê-lo frente a frente, provavelmente mesmo antes de utilizar o telefone ou enviar um e-mail.

O que deveria fazer? Primeiro, comece a pensar em si mesmo como uma marca. Isso é essencial, independentemente da sua indústria ou objectivos. Precisa de ser visto como alguém familiar e capaz, alguém em quem se pode confiar e interagir. Invista nessa marca – como é que faz novos contactos comerciais? É através de um site? Perfis pessoais e profissionais de redes sociais? Cartões de visita? As probabilidades são boas, de usar pelo menos alguns desses pontos de “venda”, e se não estiver a usar uma foto de rosto consistente e profissional em todas essas plataformas, estará a perder oportunidades.

A sua imagem de perfil é importante. É a hipótese de dizer às pessoas algo sobre si sem dizer uma palavra. Precisa de ser clara, nítida e precisa de estar actualizada. É importante contratar um fotógrafo especializado em fotos de rosto. É um dos investimentos mais importantes, e ainda bastante negligenciado, que pode fazer em si e na sua vida profissional.

Headshots Portefólio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!