Porque é que é importante actualizar a foto de perfil?

Seja por razões pessoais, ou profissionais, se usa redes sociais convém ter uma fotografia de perfil actualizada e que seja a melhor representação de quem é actualmente.

Pessoas com uma fotografia de perfil actualizada, e com aspecto profissional, tendem a passar uma imagem de serem organizadas. Hoje em dia pode-se comparar a fotografia de perfil à roupa que se levaria para uma entrevista de emprego, há 20 anos. A aparência diz muito sobre si, e não deve ser descurada.

Se tem uma presença profissional online, deve usar a mesma imagem nas várias plataformas. Usar a mesma fotografia permite ter consistência e integridade. Integridade gera confiança. Existem outros factores que influenciam a confiança, mas a fotografia de perfil é um deles, e é importante. Se não está a gerar confiança em quem visita o seu perfil agora, possivelmente nunca o fará. Tem o controlo total sobre as imagens que usa online, use isso para o seu benefício!

Relacionado: Como escolher uma fotografia para o LinkedIn

Já parou para pensar na importância da fotografia de perfil? Serve para ajudar outras pessoas a ficarem com uma boa impressão sobre si, e ajuda a que se expresse. E não tem de se preocupar quem são as outras pessoas. Assuma que são todos os que têm presença online. Os seus professores, os seus alunos, o seu actual e futuro patrão, os seus actuais e potenciais clientes, etc.

Quantos sites ou serviços que usa regularmente têm foto de perfil? Que sites ou serviços não usa regularmente mas valem a pena estarem actualizados? Tem uma fotografia de perfil tirada nos últimos meses ou precisa de uma nova?

A frequência com que muda a fotografia de perfil depende de vários factores que influenciam o “timing”. Não vai querer mudar muito frequentemente, porque perde consistência, nem ficar com a mesma foto tempo demais, ou corre o risco de já não se parecer consigo. Se mudar em menos de três meses, poderá ser muito rápido, se mudar em mais de dois anos, é tempo a mais.

Invista na sua imagem, e não se esqueça: tem apenas uma oportunidade de causar uma primeira boa impressão!

João Azevedo – Fotógrafo de retrato profissional – Coimbra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *